Bootcamp de programação

O que faz um cientista de dados? Saiba tudo sobre esse profissional!

Posted on 06.06.2022

É com base nos dados que os gestores e suas equipes conseguem tomar decisões mais precisas e fundamentar suas ações em busca de resultados mais significativos. Torne-se um cientista de dados e aprenda a construir modelos estatísticos, resolver problemas e expandir a estratégia de negócios com base em algoritmos de Machine Learning e Big Data. Crie seus primeiros projetos e comece sua carreira em um dos mercados que mais cresce. Além disso, essa é uma profissão interessante, interdisciplinar, que não se prende a uma só área do conhecimento.

Um cientista de dados tem que ter o domínio de programação, matemática, estatística e ter conhecimentos de negócios. Já faz alguns anos que a profissão de cientista de dados – ou data scientist, em inglês – aparece em listas de empregos em alta no Brasil e no mundo. Em pesquisa recente feita pelo LinkedIn, por exemplo, ela aparece entre os 25 cargos com demanda crescente no país para 2022. Muitos profissionais também buscam qualificações adicionais, como um mestrado em ciência de dados ou cursos especializados em ferramentas e técnicas relevantes.

Visão de negócios

Neste post, apresentaremos as funções de um cientista de dados e sua importância para as empresas. Além disso, de acordo com pesquisa feita pela Intera, a faixa salarial média de um cientista de dados no país pode ir de R$ 7.416 a R$ 22 mil, a depender do nível de conhecimento do profissional. Além disso, é interessante a pessoa se juntar à comunidade de cientista de dados. Segundo Serrajordia, a comunidade é bastante rica e integrada, principalmente para os que falam inglês.

E a ideia é, pensa numa empresa que vende sorvete ou outros objetos gelados que a gente gosta de tomar, né? A MANA Community se uniu ao IBM Garage para construir uma plataforma de IA para minerar grandes volumes de dados de ambiente provenientes de vários canais digital e milhares de fontes. Desenvolva e ajuste a escala de modelos de IA com seus aplicativos nativos em https://tudorondonia.com/noticias/desmistificando-a-ciencia-de-dados-o-que-esperar-dos-9-meses-de-bootcamp-intensivo-da-tripleten,119485.shtml cloud entre praticamente qualquer cloud. Para ter acesso às melhores vagas e colocações na área de Data Science, é preciso se profissionalizar e não parar de se atualizar. Bagagem técnica é primordial nesta área, como você percebeu no conteúdo acima. É crucial também aprender modelos estatísticos, regressão linear, regressão múltipla, álgebra linear e clustering.

Arquitetura de Dados

O processo de análise e modelagem é classificado geralmente de data science propriamente dito e pode até ganhar o nome de mineração de dados. Outro assunto que faz parte do currículo é o aprendizado de máquina supervisionado. O dia a dia da pessoa cientista de dados envolverá problemas dessa natureza, em que é preciso buscar a melhor maneira de dividir as bases de dados entre treinamento e teste, bem como selecionar o melhor algoritmo. Existem várias opções nesse campo, como as famosas árvores de decisão, o naive-bayes, o SVM e as redes neurais.

o que faz um cientista de dados

Proatividade, criatividade e comunicação não são suficientes se o profissional não possuir conhecimento das principais ferramentas que envolvem o Big Data Analytics. O profissional de Big Data lida com diversos setores e interesses de uma organização e isso exige uma grande capacidade de curso de cientista de dados comunicação para entender as demandas de cada um dos interessados. Conseguir realizar cruzamento de dados que ninguém pensou e encontrar a informação mais escondida são capacidades raras e que trazem um grande diferencial para o profissional que se habilita a viver o mundo dos dados.